Materiais

De vez em quando perguntam-me que materiais é que uso no meu trabalho, e infelizmente, a resposta é quase sempre: iPad.

Sou aquela pessoa que tem tendência a dizer que não à tecnologia, contudo acabo sempre convertida. Não queria nada comprar iPad, agora ando sempre com ele. A facilidade de apagar e refazer, o retroceder e avançar, o trocar e experimentar cores facilita tanto a vida. E no fim já está em formato digital pronto para seguir para a gráfica, caso seja esse o objectivo final.

É fácil de “fazer a vontade” aos clientes, consigo facilmente alterar mais para a esquerda ou mais para cima.

Mas…também sou aquela pessoa que nunca está bem com nada, se estou a trabalhar em digital, quero é riscar com canetas, se estou com canetas quero aguarelas, se estou com aguarelas quero voltar ao digital. Nunca estou bem!

Preciso e procuro muito este equilíbrio entre os diferentes materiais e superfícies. Gosto de pôr a mão na massa e sujar tudo com cor. Se por um lado o digital permite fazer e refazer infinitas vezes, o desafio e o encanto de riscar e ter que deixar como está é entusiasmaste e coloca-me fora da minha zona de conforto.

Os materiais que mais tenho usado ultimamente são o iPad, uso maioritariamente a aplicação Procreate. E fora do digital, uso as Poscas - para quem não conhece, vejam aqui - são as canetas que uso para personalizar os diferentes suportes, bicicletas, pranchas de surf, sacos de pano, sapatilhas, e uso também para fazer os murais.

Tinha como objectivo para este ano dar mais uso aos mil cadernos que tenho em casa, ter um diário gráfico, um espaço para riscar sem medos, desafiar-me a mim, e sem a obrigação de partilhar. No entanto, falhei nesse objectivo, usei o caderno mais vezes que o ano anterior, no entanto, longe de ser uma rotina diária, ou até mesmo semanal.

Também gostava mais de explorar as aguarelas, só uso muito pontualmente e ainda não me sinto muito confortável, mas é um material que para mim é difícil de controlar. Não é um trabalho tão definido como costumo fazer, e por isso mesmo é que é tão difícil e, simultaneamente prazeroso.

De vez em quando também brinco com massa de modelar, uma massa que é muito usada nas escolas, seca ao ar livre, evitando ter que recorrer ao forno. Usei para fazer alguns pins, ímans e decorações de natal.

E penso que estes são os materiais que mais tenho usado, ipad, canetas - maioritariamente posca, aguarelas e massa de modelar.

Ando com muita vontade de conhecer e explorar os gouaches mas acho que isso fica para mais tarde, primeiro quero ganhar o hábito de usar o caderno diariamente, fazer mais esboços rápidos e depois sim, começar a explorar mais materiais, lápis de cor e gouache, e aprofundar as aguarelas.

Recentemente também brinquei um bocadinho com pastel de óleo, mas este é um material mesmo muito fora da minha zona de conforto, é mesmo um mundo desconhecido para mim.

Quando começar a fazer mais experiências conto tudo! :)

Para uma próxima, vou explicar como uso o iPad e o Procreate, passo a passo.

Até já,

Dirce Russo